Resenha: Divergente

11:46:00

Titulo:  Divergente 
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Numero de paginas:504
Link: Skoob
  
  






                              Sinopse:


     Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
     A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


                                   Resenha:

     Divergente livro de abertura da trilogia de Veronica Roth. Me lembro que quando comecei a ler o livro não sabia bem o que deveria esperar.Na história a sociedade é dividida em facções. Especificamente são 5 facções (Abnegação, Audacia, Amizade, Franqueza e Erudição). No começo estranhei um pouco essa divisão.Porem no decorrer do livro me acostumei. Beatrice Prior e sua família são da facção Abnegação cujo o fundamento principal é altruísmo. 


"Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos forneceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade nos deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas. Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida. Longe delas, não sobreviveríamos."
 (DIVERGENTE. Capítulo 5. Páginas 48, 49 e 50)








   Todos os jovens aos 16 anos passam pelo teste de aptidão  que indica qual facção é a mais indicada.Mas o de Beatrice a surpreende o resultado é inconclusivo ou seja divergente.Ela tem aptidão para 3 facções: Abnegação, Erudição e Audácia.Porem escolhendo uma facção diferente de seus pais e de seu irmão não poderá mais viver com eles.
                 "facção antes do sangue". 

  Seu irmão Caleb também participará da cerimônia de iniciação.Beatrice fica tentada a contar o resultado de seu teste.Mas se lembra de que foi alertada, e que ser divergente é perigoso e deve ser um segredo.Na cerimônia de iniciação ela toma uma decisão que surpreende ate para si mesma.Decide se tornar integrante da Audácia.Seu irmão também escolhe outra facção a Erudição.
   Depois de se tornar membro da Audácia Beatrice se torna Tris ( nome escolhido para a sua nova vida).Mas como nem tudo é flores na audácia, Tris ainda tem que passar pelo  teste de iniciação da sua nova facção.Lá ela conhece Cristina, Will, Al e infelizmente Peter ( detesto, porem irá fazer a diferença na história). Ela também conhece Quatro seu instrutor na iniciação.
  O processo de iniciação exige coragem e algumas habilidades (luta, armamento etc). Os iniciandos que ficarem nos últimos lugares não se tornaram parte da audácia, se juntaram aos sem facção.Quatro e Tris com o tempo vão ficando mais próximos e acabam se apaixonando. 
  Tris se destaca no processo de iniciação e fica cada vez mais difícil esconder a sua divergência.Finalmente quando Tris completa a sua iniciação acontece algo que muda completamente a história.


     Classificação: 08/10


 




                                                                                                                                           

You Might Also Like

2 comentários

  1. Bom dia;

    Trabalho na Editora Edebe Brasil. Uma dúvida, por favor: você sabe quem detém os direitos autorais sobre as imagem da "Facções" do filme divergente? Onde conseguiu a imagem em alta? Aguardo.

    Herbet Leonardo Alves dos Santos
    Assistente Editorial de Língua Portuguesa
    +55 61 3214-2344

    www.edebe.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Obrigada por ler e gostar da resenha. Encontrei a foto nesse link. Desculpe pela demora.

    http://www.revistarumo.com.br/upload/site_explore/Divergente10.jpg

    ResponderExcluir

Popular Posts

Facebook

Instagram